quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Notícia JN

Campanha ajuda mães e bebés
2008-05-29

Biberões, roupa, esterelizadores e carrinhos para bebé são apenas alguns dos produtos que um conjunto de farmácias da cidade do Porto está a recolher para ajudar mães adolescentes. A campanha, que envolve nove estabelecimentos da Rua de Costa Cabral, continuará no terreno até ao dia 12 do próximo mês.

As farmácias associaram-se à Comunidade de Inserção eng. Paulo Vallada no Porto, equipamento da Fundação da Juventude para onde reverterá o resultado da recolha. A ideia é incentivar a doação de produtos infantis em bom estado, tais como banheiras, mudas de fraldas, sacos de saída para bebés, vestuário e calçado até aos três anos de idade, parques e intercomunicadores. Brinquedos e roupa de cama são outros bens que podem ser entregues.

A comunidade envolvida no projecto, que está situada na Rua da Vitória, em plena Zona Histórica do Porto, abriu portas em Setembro de 2007. Destina-se a ajudar mulheres grávidas ou com filhos recém-nascidos, com idades entre os 12 e os 21 anos, que se encontrem em situação de risco.

Envolvidas na iniciativa estão as nove farmácias da Rua de Costa Cabral, mentoras do "Serviço 9/24 horas". Este garante que uma delas esteja aberta ao público em cada dia da semana, das nove à meia noite.

Para marcar o lançamento da nova campanha, de recolha de produtos infantis, os promotores inauguraram, na Fundação da Juventude, a exposição "Farmácias com Rosto", de Angela Azevedo, que tem 24 anos. Os bebés da comunidade são os protagonistas. "As crianças que vão ser ajudadas têm rosto. O rosto patente nas fotografias", destacou Luís Liberal, porta-voz das farmácias. "É com iniciativas destas que se pode minorar as nossas insuficiências nesta área da gravidez na adolescência", disse, por sua vez, Júlio Machado Vaz, coordenador técnico da comunidade e "vice" da fundação. CS

Sem comentários: